quinta-feira, 26 de abril de 2012

O ÍNDIO NA TV

Imagem: genteinsurgente.blogspot.com   
        A mídia tem um papel fundamental para transmitir informação ao telespectador. Cabe a ele absorver apenas o que de construtivo a mesma lhe trás.Estamos habituados com reportagens que tem como objetivo principal alienar o povo com mentiras caluniosas e excluir nossas verdadeiras raízes: um país explorado desde seu “descobrimento”. 
     E essa realidade não mudou muito, acompanhei uma reportagem exibida na TV BRASIL, que discutia o comportamento do índio na mídia, seja ela TV, jornal, internet, enfim, nas grandes massas de comunicação nacional.
     O índio nunca é sujeito, isso serve para alimentar a ignorância do telespectador! Ele é o burro, sem estudo, ou é branco dos olhos azuis. A mídia faz questão de mostrar o índio bêbado, mas não mostra com verdade a desapropriação de terras que o governo faz. A televisão mostra o índio sem tecnologia; mostra-o violento agredindo políticos; mostra o índio escravo, o índio como objeto sexual. Isso tudo é comércio de elite, capitalista e alienatório!
     Não tive reação ao ver uma reportagem do biólogo Richard, no SBT, no programa  ‘’Selvagem ao Extremo”, ou melhor, tive, transmitir a você leitor tamanha minha indignação. Eu, como amante da Cultura Indígena fiquei pasma, quando o tal biólogo (muito charmoso inclusive), teve livre acesso aos rituais. O acesso por si só não é tão questionável, porque não é tão restrito; o que me impressiona é mostrar isso, primeiro como se eles fossem selvagens, canibais, longe do urbanismo e totalmente escassos de intelectualidade, e segundo “comprar” o índio, para ter audiência. Isso é um absurdo! O índio sempre teve essa visão errônea de ignorante. Sinto muito por aquele determinado grupo indígena, localizado na Amazônia, ter sido alvo de tamanha crueldade! Escravidão de novo! Escravos da globalização! Sim, sou contra o índio com TV, internet, rádio...não sou contra o índio estudar...veja bem,sou contra a perda de seus costumes.A partir do momento que o índio tem acesso aos meios de comunicação ele fica informado com o que acontece ao seu redor, isso é ótimo, mas quando foge disso, o índio é mais um alvo da mídia! (êba! Mais dinheiro para os donos de emissoras!) Sim, assim sou contra. É quase impossível o índio ter TV em casa e não ver a novela. Ele vai ver o jornal, cada vez mais alienador, com preferências partidárias! Ele vai construir uma opinião!? Não!!! Ele é alvo de imposição!!!! Ele absorve mais não separa suas idéias!!!! Porque ? Porque lá no começo da nossa história foram alvos de imposição também! Não foram livres. Quando os Jesuítas chegaram ao Brasil no século XVI, atuaram diretamente na cultura indígena, ferindo seus costumes e valores, do religioso ao pessoal. Não consigo ver a “missão” dos Jesuítas boa para a formação de nosso povo.  Acabaram com a cultura indígena. E hoje a mídia faz a mesma coisa! (deixando bem claro que eu estou me referindo a Mídia Capitalista Burguesa). Ensinaram os índios a cantar, pular e dançar! Tenha santa paciência! Esse adestramento acontece hoje na maior cara de pau.Não tenho nada contra ao catolicismo! Mas sinceramente, o que a igreja fala do índio? Do negro? (momento de reflexão). As aldeias missionárias existem até hoje! Inclusive isso me faz lembrar da Igreja Universal que tem na entrada do aldeamento dos Pitaguarys, no Maracanaú, ao lado do posto do CRAS Indígena Pitaguary. Isso que é Universalização! (uma pitada de sarcasmo).
     O índio ainda é escravo! E do jeito que as coisas andam, vão continuar escravos. São poucos os índios que tem estudo, que buscam emprego formal. “Não quero santificá-los; mesmo porque não devemos generalizar e tem muito índio safado no meio do mundo; índio corrupto, que pega dinheiro que a FUNAI disponibiliza para todos do aldeamento. (Pra quem não sabe a FUNAI, libera uma verba (muito boa inclusive) para o pajé e ele é responsável pela distribuição desse dinheiro para todos da aldeia, mas como nada é perfeito, sempre tem uma intervenção desregular.
     Somos vítimas da antropologia oportunista! Da mídia comercial! A televisão tem um papel instantâneo! Saiba separar o que de bom ela nos trás. O que essas novelas fazem com o telespectador é ridículo! Brinca com a sua cara! Indiretamente (ou não) ela te chama de idiota, burro e analfabeto! A novela é um campo de concentração étnico! O índio nunca é o dono da sua própria fala, a mídia fala por ele! Ela fala por todos nós! Não sejamos vítimas dessa exploração!

Um comentário:

  1. quando citei no texto 'o indio de olhos azuis 'foi de um ator da Globo, Cláudio Heinrich, e seu personafem era o Tatuapú.
    EU NUNCA VI INDIO LOIRO ! E VOCÊ JÁ !?
    Piada né o que a Globo fez ?!

    ResponderExcluir