sexta-feira, 25 de maio de 2012

MAIS MUDANÇAS...


                                                        Imagem: www.umaredacao.com

                O MEC divulgou na manhã de hoje que o sistema da redação do Enem irá mudar. O ministro da Educação, Mercadante, apresentou na quinta, 24 de maio as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio para o ano de 2012 o MEC decidiu criar "filtros mais precisos para avaliar" a redação. As inscrições começam na segunda-feira 28 de maio, e vão até o dia 15 de junho. As provas estão marcadas para os dias 3 e 4/Novembro
Dentre as principais mudanças estão :

-Cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco as 5 competências exigidas :
1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4.  Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

           - Até ano passado a margem de dispersão, que é a margem de dispersão era de até 300 e mudou para 300 este ano.

-Se as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até no máximo 200 pontos, sendo que a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações.
 A nota não variou, continua de 0 à 1000.

ü Vamos ter acesso à prova corrigida, o problema é que não podemos recorrer.
Então quando eu for olhar a minha redação no dia que houver a liberação das redações, e eu não achar ‘ justo’ a minha nota, ficarei calada, já que o MEC não nos dá o direito de recorrer...

Aloizio Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano, o que pra mim não faz diferença alguma, porque ainda é uma diferença mínima se comparamos com o tempo que perdemos ao fazer a redação, já que somos tanto cobrados ao fazê-la. Essa diferença de 40% só foi dada para equilibrar o aumento da margem, se não houvesse essa mudança não iria ficar proporcional, mesmo não havendo mudanças de pontuação da redação.
ALGUNS AFIRMAM QUE ESSE NOVO SISTEMA DE CORREÇÃO MUDOU PARA MELHOR, DE CERTA FORMA EU CONCORDO, MAS LEMBREMOS: O SISTEMA DO ENEM É UM SISTEMA ERRÔNEO, QUE FAZ ESSAS MUDANÇAS PARA NOS ' TRANQUILIZAR' E JUSTAMENTE ESSAS MUDANÇAS QUE TEM O INTUITO DE MELHORA, SÓ NOS TRAZ GRAVES CONSEQUENCIAS, E NÃO É BOM PARA UM SISTEMA QUE SE DIZ POLITICAMENTE CORRETO. SE TODO O ANOS HOUVER MUDANÇAS VAI CADA VEZ MAIS PERDER A CREDIBILIDADE DO PROGRAMA ( que é federal, viu...! ) NÓS ESTUDANTES ESTAMOS CANSADOS DESSA BRINCADEIRA DO MEC.
QUANDO O MERCADANTE ASSUMIU O POSTO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO FOI A PRIMEIRA COISA QUE EU PENSEI ' O SISTEMA DO ENEM VAI MUDADAR NOVAMENTE '
UMA DAS MUDANÇAS QUE SE EU PUDESSE INCLUIR :
TAXA DE INCRIÇÃO:
DE GRAÇA PARA TODOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
# queria que voltasse o sistema tradicional !

Nenhum comentário:

Postar um comentário