quarta-feira, 6 de junho de 2012

MOBILIDADE URBANA COMEÇA COM UMA BOA FAXINA!

 
Depois de muitas transformações geográficas naturais, Maracanaú há muito tempo tem sido alvo da intervenção (equivocada) do homem, mudanças essas que tem contribuído fortemente em cada um que reside aqui.
Uma cidade em constante desenvolvimento econômico traz consequentemente, maior responsabilidade do poder público em prol da população.
É notório que muito não se tem feito, ou melhor, muito mais do que o mandato anterior. O governo atual atua com certa veemência. O problema é que a prefeitura trabalha impensadamente, faz porque tem que ser feito. É necessário entendermos que um trabalho rápido não supre a duração do mesmo, já que é de conhecimento de todos, a rapidez da maioria das obras, com exceção de algumas é claro. Nossas ruas encontram-se constantemente alagadas em épocas de chuva e nos trazem sérios riscos á saúde.
O que me preocupa na verdade é o descomprometimento educacional com a população maracanaunse. Muito deveria ser feito em nossas ruas e avenidas. Um bom exemplo seria a distribuição emergencial de coletores de lixos recicláveis e não recicláveis ao longo de nossas praças, ruas, parques, enfim, mesmo em lugares onde há baixa circulação de trânsito, afinal somos mais de 200 mil habitantes e produzimos quantidades altíssimas de lixo domiciliar por dia.
Tal atitude transformaria muito a nossa paisagem, contribuindo então para um cenário limpo e saudável.  Mas o dever não está só nas mãos da prefeitura.  Nós, cidadãos, devemos uma grande parcela dessa contribuição.
Seria clichê citar aqui o papel de um cidadão. Mas o meu objetivo é chamar a atenção, não só das pessoas que moram aqui, mas como do poder público local.
O que reivindico nessas poucas linhas não é nada de mais, é um trabalho simples de um verdadeiro saneamento básico. Precisamos de um trabalho efetivo, mas para que tudo isso não seja em vão, a nossa comunidade tem que estar ciente do trabalho que é feito. Uma grande massa da nossa população não entende o que é um saneamento básico. Todo o dia me deparo com cenas de pessoas jogando lixo no chão (e eu não coloco a culpa toda na ausência de coletores de lixo, coloco a culpa principalmente, na falta de educação, mesmo porque não pesa segurar um panfleto até um local mais próximo que tenha um coletor de lixo, ou guardar no bolso para ler depois, parece que dói fazer isso! Tudo é uma questão de reeducação, porque sabem que é errado jogar lixo na rua, mas não praticam.
Maracanaú somos nós, então lutemos para uma cidade de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário