sábado, 9 de junho de 2012

ACESSIBILIDADE NA MINHA RUA

Imagem: Carliane (17/05/2012)
                                                                                              Eu defino com uma única frase: NÃO EXISTE! Primeiramente, para nós pedestres, as calçadas são completamente irregulares. Isso tudo pode parecer sem importância, afinal só damos seriedade ao assunto quando alguém sofre um acidente por não andar sobre a calçada. Ora!  Ele não anda sobre a calçada porque elas têm um desnível considerado. Lembrando que o Governo aprovou a Lei que implica multa aos donos de calças em más condições (09/01/12). Com a nova lei, a multa é triplicada para calçadas esburacadas, sujas e com obstáculos. A regulamentação da lei, sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab, em 10 de setembro, fica obrigatório ao morador o conserto e manutenção da calçada de frente a sua residência, e caso isso não ocorra, uma multa será aplicada com o valor no mínimo de 300 reais. É responsabilidade da Secretaria Infra-estruturara e Controle Urbano zelar com a acessibilidade nas ruas de nossa cidade. O mesmo deveria ser feito em Maracanaú. Afinal é notória a inviabilidade de trafego. Sou a favor de uma lei severa e rígida, que possa beneficiar a todos (pedestres, ciclistas, motoristas, idosos e principalmente aos cadeirantes, carrinhos de bebê, portadores de necessidades especiais e muitos outros que também sofrem com a falta de acessibilidade urbana.
E você, concorda? Pense, opine e questione. Faça valer seus direitos.
“Art. 2o (LEI 12.587) A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.” (http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12587.htm)
CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMAGEM:
ü  Observe que o cadeirante trafega quase no meio da rua. Aumentando probabilidade de um acidente.
ü  Analise a irregularidade das calçadas. (lado direito)
ü   Note o ônibus que se encontra mais a frente do cadeirante. Tanto para o cadeirante, quanto para o pedestre, e até para a frota de carros há uma dificuldade em transitar a rua.
OBSERVAÇÃO: A COMUNIDADE (não só da minha rua, quanto de toda a cidade) PASSA POR MAIS UMA GRANDE PROBLEMÁTICA, O DIA ERRADO DE COLOCAR O LIXO EM FRENTE AS SUAS CASAS (esse é outro exemplo de dificuldades para uma boa acessibilidade), ATRAPALHANDO O FLUXO DE PEDESTRES NAS CALÇADAS. (Esse dia foi uma exceção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário