segunda-feira, 18 de junho de 2012

O QUE FALTA É CULTURA

                                                (Imagem: myotherside-sutra.blogspot.com)

Sem dúvida, um dos principais problemas de uma cidade é a ausência de cultura. Logo nosso país que é uma mistura de raça, cores e sabores, têm pouquíssimos investimentos com a cultura, principalmente com a cultura local, da qual chamamos de raízes. É como dizem: ‘É só para gringo ver’.
Quando a prefeitura de Fortaleza laçou o plano de obras do CUCA era nítido que o principal objetivo era de erradicar  a violência daquela área, no caso, a Barra do Ceará. Mas onde está o interesse de mostrar para o povo que é investido (realmete) em atividades integrantes, cooperativas com a comunidade? Mal há! Isso é interesse capitalista com pele de socialismo.
O que questiono não são as atividades oferecidas, inclusive são ótimas, o espaço é incrível, a estrutura é excecente. O problema está no mercantilismos de visão que é adotado. É ridículo impor grandes obras só para o marketing político. Vamos abrir nossos olhos para essas estratégias eleitorais. Somos mais inteligentes do que eles!
Quando eu falo do Cuca Che Guevara, sempre lembro do Teatro da minha cidade, não pelo fato da área ser violênta, mas pelo ‘deserto’ que é o local.  O objetivo da Prefeitura de Maracanaú era de ‘urbanizar’ aquela região. É uma área com poucas casas, e estas isoladas. A programação não é divulgada como deveria ser. O Teatro Dorian Sampaio, é mais um espaço com planejamento errôneo. Comparado com o CUCA a semelhança está no isolamento. Ao contrário do Cuca, o Dorian Sampaio, é pouco frequantado pela comunidade. É como eu disse anteriormente, como as pessoas irão para uma programação se não são avisadas? Se não há diulgação?
     Acredito que um trabalho sério deve ser feito. A população indígena não tem sequer um museu, no máximo uma estátua do cacique Daniel, que fica do lado da casa dele. E para calar a boca de muitos que falam que não existe índio em maracanaú, o povo Pitaguary, é uma representação fortíssima da Cultura Indígena Cearense. E merecem sim um museu no centro da nossa cidade para mostrar a força do povo que colaborou com o crescimento da nossa cidade. ISSO SIM É CULTURA!
     E outro ponto fundamental é uma biblioteca (de verdade). Porque a atual biblioteca é apenas um espaço com livros antigos e com um banheiro caindo aos pedaços.  A população prescisa de um espaço integrante que funcione. Que não fique só na teoria, tem que sair dos papéis e mostar que nossos impostos são investidos. É uma vergonha ter uma cidad eque não preza a sua cultura.  E é mais vergonhoso quando o povo não faz nada. Fica de  braços cruzados concordando com tudo. E ainda tem a cara de pau de reivindicar pelos seus direitos quando não cumpre com seus deveres. A cultura somos nós, fazemos parte disso. Mas para isso temos que pensar e agir. Ficar parado não vai adiantar de nada. Conheça a história da sua cidade, vá conhecer pontos isolados, converse com a comunidade. Tenho certeza que não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário