segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PEDALA, PEDALA. NÃO PÁRA NÃO !

                   http://cotidianodeumpovoinfeliz.blogspot.com.br

(Infelizmente) Foi inserido um projeto em um presídio no sul de Minas Gerais que usa as pedaladas dos detentos, para a redução de penas. Seria uma ideia até então interessante, se não partisse da proposta de usar as tais pedaladas como uma forma de aproveitamento, visando (mesmo que não tão notoriamente) a geração de energia elétrica na cidade. A experiência pode ser levada para outras penitenciárias do estado por meio de um projeto de lei (que eu espero sinceramente que não seja aprovado).

Vamos para pra pensar, e tentem internalizar as seguintes afirmações:

1)    Se um detento está ali naquela condição, é porque ele precisa pagar juridicamente e constitucionalmente por um ato erroneamente cometido na sociedade e no meio em que vivia, contudo, a solução apresentada diante dessa realidade é ser prezo e cumprir com a meta já lançada por lei.

2)    Como pode uma lei dessas, ser aprovada com tamanha agilidade, diante de um estacionamento de tantos casos judiciais ainda ser solucionados. Poucas pessoas sabem da aprovação dessa lei


3)    Perante um sociedade desigual e violenta da qual fazemos parte, uma lei que tem como objetivo diminuir a pena dos detentos é só um meio de buscar soluções já realizada em outros países.
-Não é só porque deu certo lá, que tem que funcionar direitinho aqui- Isso não é uma obrigatoriedade.

O Brasil, já é conhecido por isso, não gosta de ‘ inventar moda’ como escutamos, nosso país (de ordem e progresso) gosta de copiar país de primeiro mundo. Nossa realidade está longe de alcançar tais propostas. Ou melhor, pode até ser aprovada, pode até ser cumprida, mas acredito que nunca será bem vista por todos.

Ao ver a reportagem no Jornal Nacional no mês passado (junho), não acreditei no que eu estava vendo e ouvindo. Não poderia aceitar um sistema tão falho como este. Mesmo sem saber ao certo como funciona, sei que muitos erros são expostos publicamente, começando pela quantidade de bicicletas fornecidas: QUATRO BICICLETAS ESTÁTICAS NO PÁTIO DO PRESÍDIO. E os outros detentos? Como fica o revezamento dos outros?

 (...)

 Existem tantas formas de geração de energia, e colocam logo os presos para pedalar e gerar energia para uma Avenida de Santa Rita de Sapucaí, que é frequentada principalmente para caminhadas diárias.
Os detentos pedalam cerca de 6 horas por dia. Com 16 horas pedaladas o detento diminui um dia de pena. Em um mês pedalando todos os dias o detento tem uma redução de aproximadamente 12 dias.
Você acha justo, uma pessoa que matou e/ ou roubou, ou cometeu alguma outra irresponsabilidade constitucionalmente aprovada ter uma redução dessas?
(Eu não acho, mesmo que visando a ‘ natureza ‘ como foi mostrado pelo noticiário). E algo que mais me impressionou foi justamente isso, mostrar-se favorável à natureza, gerando energia ‘ barata’ e prática (pra eles – Os Burgueses-R$$$$) e esquecendo que eles estão ali para pagar algo que fizeram. Existem tantas outras formas de gerar energia. O nosso país quer passar a imagem de ‘ bom moço’ pra turista ver, contudo, o que nós mais reclamamos é de termos educação de péssima qualidade, de termos hospitais desumanos e de não termos segurança! E ainda inventam um projeto ri-dí-cu-lo desse!?

O Brasil faz piada do Brasileiro e ainda tem gente que acha graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário