terça-feira, 13 de agosto de 2013

#OcupeOCocó

https://www.google.com.br/search?q=OCUPE+COCO&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=G2kKUu3EDrOj4AORioHIDw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1024&bih=600#bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&fp=683ea42f43323941&q=MANIFESTAL%C3%87AO+PARQUE+DO+COCO&sa=1&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=xcX_D-HiTdCX-M%3A%3BmmS8Ba6S5XxsjM%3Bhttp%253A%252F%252Fs2.glbimg.com%252FoMTBWoX8nyEIJcfGlWvqotwwYZ0%253D%252F620x465%252Fs.glbimg.com%252Fjo%252Fg1%252Ff%252Foriginal%252F2013%252F07%252F12%252Fcoco.png%3Bhttp%253A%252F%252Fg1.globo.com%252Fceara%252Fnoticia%252F2013%252F07%252Fjustica-determina-suspensao-de-obras-no-parque-do-coco-no-ceara.html%3B620%3B465

Hoje completa 32 dias de ocupação de uma das únicas áreas verdes de fortaleza!

Não foram só 97 árvore derrubadas, cerca de que mais de 700 metros quadrados foram danificados a fim de construir este bentito viaduto, que segundo a nota da prefeitura tem o objetivo de desafogar o Trânsito na área (Avenida Antônio Sales, Engenheiro Santana Jr ... ), ajudando na mobilidade urbana de Fortaleza , que realmente não é lá essas coisas.

A atitude de exclusiva visão capitalista causou na população um repúdio ao Governo do Estado que destrói ainda mais o parque ecológico Cocó, que já foi o maior parque da América Latina.

Há muitos grupos que estão acampando e dando um grande apoio ao movimento. A resistência e determinação dos ativistas me impressiona, a capacidade de resistir e integrar, a solidariedade dos ativistas me faz enxergar ainda mais a força de um ativismo alternativo e construtivista.
Essa galera teve a capacidade de mostrar com olhos muito maiores, a proporção dessa luta, mostrar de para o resto da população que estava por fora dos protestos ( como sempre – povo alienado pela mídia sanguessuga - ), um protesto que ocorria desde 2007. Há muitos outros projetos de resistência ao parque, como ‘ os gatos do cocó ‘ e outros que não tinham força de gritar alto o suficiente até os ouvidos do povo.
Os projetos alternativos estão voltados para a mobilidade urbana de forma muito democrática, acredito, um projeto que defende a melhor mobilidade de pedestres, idoso, ciclistas e o transporte público é sim UM 
PROJETO DEMOCRÁTICO DE MOBILIDADE URBANA.

Às vezes ao reler o projeto apresentado pela prefeitura sinto que será tudo em vão, aparentemente é um projeto que liga à um viaduto congestionado e que essa história de desafogar o trânsito é mais uma história para o povo acreditar e aplaudir. Não passa de uma obra mal elaborada e mal feita que não tem a necessidade de derrubar as árvores do parque.É uma obra de grande impacto visual, uma obra monstruosa para turista ver, afinal de contas a Copa  está aí , e a prefeitura quer  impressionar os gringos com mais uma reforma que há mais problemas que soluções. No projeto também está a construção de túneis, que com certeza irá afetar o lençol freático da região. Lembrando que na área do parque já há sérios problemas de esgoto, porque as galerias trazem água suja á área verde.

Mas ás vezes ao reler o projeto novamente lembro da minha luta com a mobilidade urbana na minha cidade  ( Maracanaú ). Durante um ano e meio, pesquisei sobre a lei de mobilidade urbana e comecei a olhar minha cidade com olhos de uma arquiteta do povo, olhos leigos que viam muitos erros. Registrei com fotos, textos, depoimentos e vídeos o descaso das calçadas principalmente. Fazer os textos e registros sozinha me cansou muito, desisti durante um tempo e abracei outras causas, vez por outra me pegava gravando um vídeo caminhando nas ruas esburacadas e sem calçadas de Maracanaú.

QUERO DEIXAR CLARO QUE SOU SIM A FAVOR DA MOBILIDADE URBANA, E ESCLARECER QUE VIADUTO É EXCLUSIVO PARA OS CARROS. EU ANDO DE ÔNIBUS E SEI QUE ESSA HISTÓRIA DE VIADUTO É TUDO ENROLAÇÃO. VIADUTO É UM PROJETO RIDÍCULO E ULTRAPASSADO SEM VIAS PARA PEDESTRE E CICLISTAS.

Mas também não nego, que quando li o projeto, pensai cá com meus botões: ‘ Realmente, os viadutos podem resolver algumas dores de cabeça, tais como os corredores que ligam ao inferno do terminal do papicu, principalmente nos horários de pico, porque no projeto também há a proposta de eliminação de semáforos ( aproximadamente 6 ), que sinceramente não sei se será uma grande opção de viabilidade urbana, mas muito provavelmente o tempo gasto nas avenidas cairá pela metade, se não muito menos. Mas nada mais ‘ justo ‘ para um projeto que favorece os burgueses com seus carrinhos com ar-condicionado.
Uma nota da prefeitura esclarece que a cada árvore derrubada outras seis serão replantadas. Como se uma árvore de 100 anos pudesse substituir uma que acaba de ser plantada. Nunca na história!
Toda essa transformação na cidade, não passa de interesse político, é um governo oportunista.

NÃO VEJO PROGRESSO EM UMA CIDADE QUANDO APRESENTAM UM PROJETO TOSCO DE VIADUTO.  ESTÃO SE LIXANDO PARA CICLISTA, O PEDESTR. ESSE PROJETO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL O FLUXO DOS CARROS! ISSO! AUMENTA CO2 ! DERRUBA AS ÁRVORES E MANDA O POVO TODO SE LASCAR MAIS UMA VEZ!
SOU A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO DO PARQUE DO COCÓ!
NA DEFESA DA CRIAÇÃO LEGAL DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇAO INTEGRAL!
Ver muitos amigos apanhando e sendo detido pela polícia- corrupta- dói na alma. Saber que aquela galera que está lá ( pelado ou vestido ) está lutando por uma área que há muito já é reconhecido pela população como patrimônio da nossa amada fortaleza , que é uma cidade que a cada dia cresce com a visita de turistas e que buscam nosso litoral e NOSSA ÁREA VERDE.

A capacidade de cada um que esta na ocupação faz com que muitos acreditem que nós temos o grito mais alto do que o estado-corporativo burguês-que afeta a cada dia a imagem da cidade, visibilizando o dinheiro e excluindo o conforto e o apelo da população.

VIVA, VIVA A PRESERVEÇÃO DEFINITIVA DO PARQUE DO COCÓ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário